Regras
Caderno de Regras
LFM 2024
Administração
Leandro Henrique
Jefferson Peil
Fabio Queiroz
1. Orientações / Como jogar
A LFM é um torneio de FM online disputado por equipes de 4 membros. O prazo para os jogos é semanal, e portanto facilita aos membros que estão em outros campeonatos.
Ao início da temporada, serão definidos 5 blocos pela equipe de administração, e cada equipe deverá enviar uma lista ordenada de 10 times do mais forte para o mais fraco em um prazo definido, de acordo com a opinião da equipe. Estas escolhas são definitivas para o restante da temporada, e influenciam diretamente na capacidade de vitórias da equipe.
Antes de cada partida, as equipes deverão descartar 1 dos 5 blocos, definindo assim os 3 blocos a serem disputados no confronto.
Blocos são definições de quais times podem ser escolhidos, e serão comparados entre os times para determinar os confrontos da semana, como no exemplo indicado abaixo.
Exemplo:
Bloco A - Inglaterra e França
Escolhas do Time 1: PSG, Man Utd, Chelsea, Man City, Lyon, Rennes, Crystal Palace
Escolhas do Time 2: PSG, Man Utd, Man City, Chelsea, Lyon, Watford, Bordeaux
No caso acima, o bloco A será uma partida de ida e volta entre Chelsea x Man City, já que foi a primeira diferença encontrada na ordem dos blocos escolhidos pelos membros das equipes.
A definição de qual membro joga qual bloco é da própria equipe, representada por seu capitão.
Cada equipe deverá banir um bloco de cada partida no prazo determinado pela Administração, ocasionando uma disputa em formato melhor de 3 partidas. As equipes são obrigadas a realizar as partidas dos 3 blocos, independentemente do confronto em si estar definido em favor de uma equipe ou não.
Partidas serão disputadas em formato ida e volta, sem desempate por gols fora.
- Em caso de empate em jogos em fases de pontos corridos e grupos, o placar é mantido.
- Em caso de empate em partidas de mata-mata, a partida deverá ser repetida.
2. Inscrições e envio de blocos
Deverão ser realizadas por meio do portal FMON.
3. Formato das competições
LFM
Equipes em pontos corridos, classificam-se os primeiros 5 para as semifinais e finais.
O lider dos pontos corridos já estará na final, e contará com a vantagem de vetar o banimento de um bloco. Os outros quatro times classificados disputam mata-mata para definir o segundo finalista (2º x 5º e 3º x 4º), sem nenhum tipo de vantagem para qualquer lado.
Copa LFM
Equipes divididas em 3 grupos de 3 times, classificam-se para semifinal e final os líderes e o melhor vice entre os grupos (melhor líder x melhor 2º e segundo melhor líder x terceiro melhor líder).
Os times melhor classificados contarão com a vantagem de vetar o banimento de um bloco.
Importante: está prevista a possibilidade de empate em blocos e em confrontos somente na fase de pontos corridos da LFM e na fase de grupos da Copa LFM. Nas fases de mata-mata da LFM e Copa, blocos devem ser repetidos em caso de empate.
Os formatos podem ser alterados a depender do número de times inscritos.
Database dos jogos
Os times serão os que já vem na DB, com as lesões excluídas e os empréstimos não serão encerrados.
4. Blocos e formatos dos jogos
Equipes deverão enviar listas de 10 times, ordenando do mais forte para o mais fraco em sua opinião.
Bloco A - Inglaterra, Espanha e Alemanha (1ª Divisão)
Bloco B - Itália, França e Portugal (1ª Divisão)
Bloco C - Brasil e Argentina (1ª Divisão, mínimo 2 argentinos)
Bloco D - Rússia, Ucrânia e Turquia (1ª Divisão)
Bloco E - Brasil - (3ª Divisão)
5. Regras gerais
Todas as situações que ocasionem eventual discórdia ou que não estiverem totalmente cobertas por este caderno de regras terão desfecho determinado pela equipe de Administração.
Rodadas serão abertas nas segundas à meia noite e serão encerradas nos domingos às 18h.
Após a abertura das rodadas, as equipes deverão ser escaladas em no máximo 24 horas. Caso isso não ocorra, a Administração definirá sanções, que podem chegar ao WO na partida.
A Administração julgará casos de blocos não realizados, atribuindo a vitória a um dos lados ou eventualmente anulando o bloco.
As equipes não poderão ter menos de 4 membros em seus elencos. Para garantir que isso ocorra, teremos janelas de transferências no início e na metade dos campeonatos. Um membro não poderá ser inscrito por mais que duas equipes na temporada.
Caso algum jogador se lesione antes do primeiro jogo, o manager afetado poderá pedir que o jogo seja recriado.
Em caso de queda de conexão ou qualquer outra situação que ocasione interrupção, deve-se completar o tempo faltante, adicionando 3 minutos de acréscimo.
5.1. Procedimentos em casos de jogos interrompidos
Ainda em casos de queda de conexão, quando ocorridas durante uma partida, os times devem voltar com a mesma escalacão. Caso isso não ocorra, serão contadas como substituições, e portanto os membros devem se atentar ao número máximo de substituições permitidas (5).
Jogadores já substituídos não podem retornar na partida retomada, mas podem jogar a volta (se aplicável).
Caso um dos dois jogadores tenha um jogador expulso e o jogo seja interrompido antes de seu final, ao retomar a partida, o manager da equipe que teve o jogador expulso deverá escalar um goleiro reserva em seu lugar.
Jogadores lesionados cujo tempo da lesão não permita a atuação no jogo de volta não deverão ser escalados caso seja necessária a recriação do jogo.
Para situações diversas não previstas, verificar com a equipe de administração, preferencialmente durante a realização da partida.
5,2. Escalação
As equipes, representadas preferencialmente por seu capitão, deverão escalar os membros que irão jogar cada bloco 24 horas após a abertura da rodada.
Além disso, todos os membros escalados deverão indicar seus horários estimados de preferência para jogos em até 36 horas após a abertura da rodada.
Não cumprimento destes prazos ocasionará sanções, conforme item 5.3.
5.3. Sanções específicas
A Administração poderá aplicar sanções e até mesmo expulsar membros/equipes por conduta desrespeitosa/discriminatória, bem como aplicar sanções para casos nao descritos nas regras, caso evidenciada a necessidade.
6. Critérios de desempate
Pontos
Vitórias
Saldo de blocos
Vitórias em blocos
Confronto direto
Menor número de sanções aplicadas pela equipe de Administração
7. Calendário
LFM
08/07 00h até 14/07 18h - Rodada 1
15/07 00h até 21/07 18h - Rodada 2
22/07 00h até 28/07 18h - Rodada 3
29/07 00h até 04/08 18h - Rodada 4
05/08 00h até 11/08 18h - Rodada 5
12/08 00h até 18/08 18h - Rodada 6
19/08 00h até 25/08 18h - Rodada 7
26/08 00h até 01/09 18h - Quartas de Final
02/09 00h até 08/09 18h - Semifinal
09/09 00h até 15/09 18h - Final
Copa LFM
A definir
8. Janelas de transferências
23/06 00h até 03/07 18h - Inscrição inicial das equipes
23/06 00h até 07/07 18h - Prazo para envio dos blocos
08/07 00h até 28/07 18h - Janela de transferências (somente jogadores livres)
05/08 00h até 11/08 18h - Janela de transferências
Equipes poderão contratar um jogador livre que não tenha passado por outro clube a qualquer momento da temporada, caso fique com somente 3 jogadores inscritos por qualquer razão.